Cozinha Industrial – Como ter uma cozinha industrial

As Cozinhas Industriais são ambientes estrategicamente planejados sob a consideração de diversos fatores para a utilização de recursos profissionais para o preparo eficiente de alimentos de vários tipos.

Todos os estabelecimentos que preparam alimentos em grande quantidade, seja para comercialização ou não, podem usufruir dos grandes benefícios em se ter uma cozinha industrial bem planejada.

Sendo o Brasil considerado um dos países mais rígidos em relação aos espaços destinados à cozinha industrial, tem regulação específica tanto para a planta como para a construção, montagem, disposição dos equipamentos, bem como o tipo de material empregado nos acabamentos para que as normas sanitárias sejam atendidas e que a empresa possua a documentação legal que é necessária a fim de que possua funcionamento enquadrado dentro de todo padrão exigido por lei.

Primeiramente, antes de tudo, é indicado solicitar a regularizar todos os alvarás solicitados para que o estabelecimento possa operar em sua plena capacidade sem qualquer risco de cometer infrações de qualquer natureza.

Caso tenha dúvida sobre este passo, você pode dirigir seus questionamentos à nossa equipe que poderá lhe ajudar.

A legalização para funcionamento da cozinha industrial necessita consulta prévia a diversos órgãos competentes nas esferas estaduais, federais ou municipais, como bombeiros e prefeitura da sua cidade, além da Vigilância Sanitária.

Algumas regras podem sofrer alterações conforme o estado em questão e também variações conforme a cidade. Para isso, esteja alerta para que a documentação necessária seja totalmente atingida.

Cozinha Industrial: estrutura física

A Anvisa impõe um conjunto de normais que determinam os muitos aspectos de uma cozinha industrial no que diz respeito à sua estrutura.

A compreensão de todo esse conjunto de normas pode ser trabalhoso, pois tal legislação é rica em detalhes, além de ser longa.

Assim, a estrutura física tem seu planejamento como o primeiro item a ser considerado. Na Metalúrgica Pereira, fazemos o trabalho do começo ao fim, possuindo nós mesmos todo o corpo técnico necessário para elaboração do projeto da sua cozinha industrial que cumpra todas as normas vigentes no estado ou cidade.

 

Conheça os pontos mais importantes para prestar atenção antes de implementar a construção da cozinha que são os materiais de acabamento do local. Eles são:

Piso de Cozinha Industrial

O piso precisa ser impermeável, totalmente lavável, de cor clara, totalmente liso, sem qualquer porosidade, além de ser antiderrapante e precisa necessariamente impedir que haja acúmulo de água.

Paredes da Cozinha Industrial

As paredes precisam ser lisas, sem porosidades, da mesma forma que o piso, devem ser laváveis e impermeáveis, também no tom claro e pintadas com tintas anti fungo, que impeçam a proliferação de bactérias. Cantos arredondados também são necessários para que a higienização possa ser feita de forma mais eficiente.

Teto e Forro da Cozinha Industrial

Tetos e forros necessariamente precisam ser lisos, com qualidade de impermeável, na cor clara e feita com materiais que favoreçam a umidade e proliferação de bactérias e fungos.

Janelas e Portas da Cozinha Industrial

Superfície totalmente lisa e tons claros, sendo compulsória também proteção contra quaisquer pragas, como rede contra insetos e protetores de rodapé.

Iluminação da Cozinha Industrial

A iluminação deve ser uniforme em todo o ambiente da cozinha, portanto as luminárias devem cumprir esse papel. Além de estarem protegidas e de forma alguma devem alterar a temperatura do ambiente da cozinha.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *