Cozinha Industrial RJ: Sob medida e legalizada

Uma cozinha industrial é um ambiente equipado e projetado para atender a demanda do cliente. Os equipamentos e a quantidade deles será diferenciado de acordo com a necessidade que atenda o tamanho do porte da cozinha.

No geral uma cozinha industrial será um espaço com recursos profissionais para o preparo dos alimentos e deverá estar em conformidade com a Anvisa, que possui uma série de normas que orientam, padronizam e preconizam diversos aspectos estruturais de uma cozinha industrial.

A Anvisa orienta sobre o piso, as paredes, os forros e o teto, portas e janelas, iluminação, sistema de gás, de água, exaustores, além de uma logística do espaço dividido adequadamente para um bom fluxo e funcionamento dentro das normas da vigilância sanitária.  

Estando toda estrutura física em conformidade com a legislação, a escolha dos equipamentos se torna um momento muito especial para o empreendedor, os equipamentos são investimentos que refletirão na qualidade do serviço se bem instalados e manipulados.

Equipamentos de uma cozinha industrial

Os equipamentos da cozinha industrial, como dito anteriormente, irão variar de acordo com o tamanho, o tipo de restaurante, o tipo de alimento que será preparado, por exemplo os equipamentos de uma lanchonete serão um pouco diferentes de uma cafeteria. O de uma padaria será diferente de um restaurante self-service.

No entanto alguns utensílios e equipamentos são comuns entre os diversos tipos de negócios e os principais equipamentos encontrados numa cozinha industrial são:

  • Cocção: fogão a gás, forno convencional, coifa, fritadeira e salamandra.
  • Preparo: bancadas com cuba em inox, estações de trabalho, mesas.
  • Refrigeração: freezer, geladeira, câmara fria, balcão refrigerado.
  • Armazenamento: estantes de inox para alimentos não perecíveis e perecíveis, alimentos secos, outras estantes para armazenamento de utensílios de limpeza e outros equipamentos.
  • Segurança e Higiene: estações de lavagem e sanitização, alarmes de incêndio, extintores.

Vigilância Sanitária: tudo que você precisa saber

Obedecer às exigências da Anvisa e da Vigilância sanitária, garante saúde e bem-estar dos funcionários e clientes, além de evitar problemas com fiscalização.

A vigilância sanitária atua diferentemente porque é de responsabilidade dos municípios e existem particularidades entre eles. Visando sempre evitar surtos de doenças transmitidas por alimentos.

Por tanto, no geral, a vigilância sanitária irá fiscalizar as condições de limpeza do local de trabalho, dos banheiros, cuidados com a água, cuidados com o lixo, como estão realizando a manipulação dos alimentos, insumos e preparo dos alimentos, conservação dos alimentos preparados, transporte dos alimentos, qualidade do espaço para o serviço, controle de pragas, presença de um manual de boas práticas e dos procedimentos operacionais padrão (POP), a presença de um responsável técnico e a documentação do estabelecimento.

Como montar uma cozinha industrial pequena?

Uma cozinha industrial será um local com equipamentos profissionais para o preparo e cozimento de alimentos profissionais, para tanto precisa ser um ambiente funcional e que atenda a parâmetros mínimos exigidos pelos órgãos de fiscalização.

Os móveis e equipamentos são projetados que tudo fique organizado, assim mesmo que seja um local pequeno será funcional e todos os funcionários conseguirão trabalhar de forma eficiente sem ficar esbarrando uns nos outros.

Defina um layout ideal, adquira apenas os equipamentos necessários, conheça as exigências da vigilância sanitária, contrate empresas especializadas em móveis e utensílios projetados e planejados para cozinhas industriais.

Qual é o valor de uma cozinha industrial?

É necessário considerar todos os equipamentos e máquinas que deverão ser adquiridos, a estimativa média encontrada de valor de investimento para equipar uma cozinha industrial gira em torno de 40 mil reais.

Mas essa estimativa pode variar muito de acordo com as características e o porte da cozinha.

É importante contratar empresas qualificadas e com experiência no mercado para construir sua cozinha industrial com segurança, as vezes o barato sai caro, e nesse ramo um investimento seguro é a melhor fonte para conquistar lucros e não ter dor de cabeça resolvendo problemas posteriores as instalações. Materiais de qualidade que atendam as normas farão toda diferença.

Conclusão

A legislação brasileira referente a espaços destinados a manipulação de alimentos é bastante rígida. Pois regula aspectos que vão desde a estrutura da construção, materiais dos acabamentos, regras sanitárias até documentações que certifiquem que os padrões exigidos estão regulares.

Ao investir numa cozinha industrial é importante anteriormente ter consultado e se informado os mais diferentes órgãos municipais, estaduais e federais, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Prefeitura.

Todos os alvarás estando regularizados para o correto funcionamento do estabelecimento, o próximo passo será escolher os equipamentos e utensílios para realizar isso contrate uma empresa qualificada que irá apresentar a melhor solução nos mobiliários de aço com qualidade e preço justo, sob medida para o seu negócio.

Empresas qualificadas do ramo irão do projeto até a instalação, confeccionando tudo sob medida e devidamente legalizados aos padrões exigidos pela Anvisa.

Seja qual for o seu nicho e porte, o sucesso é garantido quando o caminho é trilhado corretamente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *