Tanto o exaustor quanto a chaminé possuem funções parecidas, a chaminé mais conhecida como coifa promove na cozinha popular ou industrial uma qualidade no ar do ambiente.
Ambos os produtos têm o objetivo de melhorar as condições do ar de um local, removendo odores, fumaças, calor excessivo, substâncias toxicas ou nocivas no ar.
Exaustor eólico chaminé
Promove ventilação e purificação do ar em ambientes fechados, fazendo a troca do ar quente e impuro por um ar limpo renovado. Existem diversos modelos e materiais diferentes, os mais populares são elétricos e feitos de alumínio.
O modelo, o tamanho, a capacidade e a quantidade irão variar de acordo com a necessidade do ambiente que será instalado e de acordo com as substâncias que serão produzidas e circuladas pelo local de trabalho.
Especificamente o exaustor eólico chaminé, funciona deslocando as massas de vento, pelo globo do exaustor promovendo assim a exaustão ininterrupta de gases e vapores.
Coifa industrial
Uma coifa industrial pode ser confeccionada em aço inox ou chapa galvanizada e pode conter acessórios como filtros inerciais, dutos, chapéus etc.
A coifa industrial feita em aço inox é a mais popular no ramo de restaurantes, cozinhas industriais e até mesmo em residências.
O aço inox é o material disponível no mercado com maior durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção. Esse material é o mais seguro porque não transmite substâncias toxicas nem odores e nem gosto em contato com o alimento.
A função de uma coifa industrial é remover os gases produzidos pelo cozimento e fritura de alimentos, removendo assim odores, vapores e gorduras. A coifa industrial irá impactar na temperatura ambiente interna da cozinha, reduzindo o calor excessivo e acondicionando um nível de conforto ideal.
Irá funcionar um sistema de sopro externo que substitui o ar de exaustão, captando, processando e conduzindo o vapor e os gases produzidos no interior da cozinha.
As coifas em geral podem operar de duas formas
- Modo de depuração: indispensável o filtro de carvão e há necessidade de furar a parede para instalação.
- Modo de exaustão: não utiliza o filtro de carvão, porém é instalado um duto exaustor com saída para fora do ambiente.
As coifas por modo de exaustão são as recomendadas e mais utilizadas em cozinhas profissionais e industriais onde a necessidade de utilização é de um tempo bem maior.
Coifa mais indicada para chapa
Existem diversos modelos de coifas para atender as demandas das cozinhas e restaurantes, porém a necessidade também varia de acordo com o tipo de preparo e cozimento do alimento.
Em estações de trabalho que utilizam a chapa para fritar exige uma coifa que possua maior capacidade de sucção, bem potente para purificar o ar e dar conta de toda fumaça e emissão de gordura que é muito maior nesse setor.
A coifa que fornece maior segurança para a equipe que trabalhará na chapa é uma coifa que seja frontal, em aço inox e com sistema wash-pull. Conhecida como “coifa de lavagem”
Esse modelo suga os vapores e a gordura e automaticamente promove a limpeza do ar para depois devolver ao ambiente. Os vapores e a gordura serão sugados pelo equipamento ao mesmo tempo que a água do tanque é reposta com uma dosagem específica de detergente.
Esse sistema forma uma cortina d´água que promove a lavagem e retira toda gordura que foi produzida no processo de cocção. Por tanto não precisa de nenhuma mão de obra humana para realizar esse procedimento, poupando tempo e recurso.
Quais os tipos de coifas existentes?
- Coifa frontal
- Coifa central
- Coifa de parede
Sistema wash-pull: função de limpeza incorporada nos dutos e equipamentos de sucção promovendo uma lavagem automática.
Sistema push-pull: com a tecnologia de insuflamento de ar incorporado proporciona um ambiente com a temperatura mais agradável pois emite uma cortina de ar em suas extremidades, mantendo a constante renovação do ar.
O que levar em conta para escolher uma coifa?
O motor, as dimensões e a energia e voltagem devem ser consideradas no momento de escolher uma coifa ideal.
Com relação ao motor, você pode optar por um modelo mais silencioso, mas o que conta mesmo é a capacidade de sucção portanto quanto mais potente for o motor mais forte será a sucção.
Sobre as dimensões, é necessário que a coifa cubra toda a área destinada ao cozimento, incluindo fogões, chapas e fritadeiras.
Conclusão
Estes equipamentos irão eliminar a sujeira, retirar a gordura e o mau cheiro do ambiente, por meio da filtração do ar. A manutenção e limpeza devem ser feitas corretamente para manutenção do funcionamento adequado desses equipamentos. Fazendo a manutenção adequada os aparelhos funcionarão com maior eficácia e durabilidade.
Antes de sua instalação é importante observar alguns fatores relativos ao local e ao tipo de coifa ou exaustor industrial, para isso procure por empresas experientes e profissionais qualificados para que seja garantida a segurança do seu ambiente de trabalho.